Tábuas de corte

As tábuas de corte são normalmente utilizadas nos estabelecimentos para preparar e manipular diferentes tipos de matéria prima.

Separar uma placa de corte para cada tipo de alimento é o mais indicado para evitar a ocorrência de uma contaminação cruzada.

No Brasil ainda não há uma legislação vigente que defina a obrigatoriedade do uso de placas de cortes de cores diferentes, mas a própria vigilância sanitária recomenda o uso se possível. Dessa maneira, de modo geral os estabelecimentos que adotam essa conduta seguem um consenso internacional  do Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelândia, onde há definida a divisão de cores para cada tipo de matéria prima.

Sabe-se que a adoção dessa atitude facilita o trabalho dos colaboradores e reduz o risco de contaminação entre os alimentos.

Geralmente a divisão fica da seguinte forma:

·         Azul: Pescados e frutos do mar crus.

·         Amarelo: Aves, como frangos, perus e patos crus.

·         Vermelho: Carnes vermelhas.

·         Brancas: Pães e laticínios.

·         Marrom: Carnes e alimentos cozidos.

·         Verde: Frutas e verduras.

Vale ainda lembrar que usar placas de cortes de cores diferentes não abstrai os colaboradores de realizarem o correto processo de higienização ao final do uso. Ou seja, limpeza + desinfecção feita por imersão em uma solução clorada.

Débora Silva

CRN-3 61150/P

Tábuas de corte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo