As tábuas de corte são normalmente utilizadas nos estabelecimentos para preparar e manipular diferentes tipos de matéria prima.
Separar uma placa de corte para cada tipo de alimento é o mais indicado para evitar a ocorrência de uma contaminação cruzada.
No Brasil ainda não há uma legislação vigente que defina a obrigatoriedade do uso de placas de cortes de cores diferentes, mas a própria vigilância sanitária recomenda o uso se possível. Dessa maneira, de modo geral os estabelecimentos que adotam essa conduta seguem um consenso internacional do Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelândia, onde há definida a divisão de cores para cada tipo de matéria prima.
Sabe-se que a adoção dessa atitude facilita o trabalho dos colaboradores e reduz o risco de contaminação entre os alimentos.
Geralmente a divisão fica da seguinte forma:
· Azul: Pescados e frutos do mar crus.
· Amarelo: Aves, como frangos, perus e patos crus.
· Vermelho: Carnes vermelhas.
· Brancas: Pães e laticínios.
· Marrom: Carnes e alimentos cozidos.
· Verde: Frutas e verduras.
Vale ainda lembrar que usar placas de cortes de cores diferentes não abstrai os colaboradores de realizarem o correto processo de higienização ao final do uso. Ou seja, limpeza + desinfecção feita por imersão em uma solução clorada.
Débora Silva
CRN-3 61150/P